quinta-feira, 25 de julho de 2013


Papa em nova quebra de protocolo para se aproximar de fiéis em São José dos Campos (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Papa quebrou o protocolo para se aproximar de fiéis em São José dos Campos (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
O Papa Francisco quebrou o protocolo duas vezes nesta quarta-feira (4) para chegar mais perto dos fiéis que o aguardavam em Aparecida e São José dos Campos, no interior de São Paulo, durante a viagem de retorno ao Rio de Janeiro.
As duas mudanças de roteiro ocorrem no fim do dia – na primeira quando o pontífice desceu do papamóvel para cumprimentar os fiéis em Aparecida e, um pouco mais tarde, logo após o desembarque em São José dos Campos, quando foi até as grades do aeroporto local para chegar mais próximo das pessoas que o saudavam.

Mudanças de roteiro ocorreram no fim do dia na viagem de retorno ao Rio.
Visita que marcou primeira missa no país ocorreu das 10h às 16h.
frame Papa desce papamóvel (Foto: Reprodução) 

Papa desce papamóvel para cumprimentar fiéis
em Aparecida (Foto: Reprodução)
Aclamado pelos fiéis quando subiu na Tribuna Bento XVI logo após missa no Santuário Nacional, o pontífice disse que vai retornar ao Brasil em 2017, quando devem ser comemorados os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. O anúncio do retorno ao Brasil surpreendeu até mesmo Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, que fez o convite ao pontífice. "Por favor, rezem por mim, necessito. Que Deus os abençoe, que Nossa Senhora da Aparecida cuide de vocês e até 2017, que eu vou voltar. Adeus", disse o pontífice durante discurso.
Visita
Como o previsto na agenda do Vaticano, a visita do pontífice à ‘capital da fé’ terminou às 16h. Em seu terceiro dia no Brasil, o Papa Francisco chegou à cidade pouco depois das 10h e foi recebido por Dom Raymundo, Dom Darci Nicioli e autoridades políticas. Logo em seguida, ele subiu no papamóvel e seguiu ao Santuário. Durante o trajeto do papamóvel, que estava protegido por grades, ele beijou crianças e acenou aos fiéis.
Sua primeira parada no Santuário foi na Capela dos 12 Apóstolos, onde teve um momento de veneração da imagem de Nossa Senhora. Durante a missa, a primeira aberta ao público que ele celebrou desde que chegou ao Brasil na segunda-feira (21), os 12 mil lugares dentro da Basílica foram ocupados logo cedo. Na parte externa, muitas cadeiras ficaram vazias em razão da demora em se fazer a vistoria.
Após a celebração, que teve a mesma liturgia da missa celebrada todos os dias 12 de outubro, o pontífice foi até a Tribuna Bento XVI abençoar os fiéis que aguardavam na parte externa. Nesse momento ele foi aclamado pelos fiéis que gritavam ‘ Francisco’. Em seguida, ele seguiu de papamóvel ao Seminário Bom Jesus, onde almoçou, descansou e benzeu imagens santas como a de Frei Galvão. Seminaristas afirmaram que o pontífice brincou com uma bandana durante a refeição e comeu bastante fruta.
No caminho de volta, ele quebrou o protocolo ao descer do papamóvel para cumprimentar os fiéis. De lá, ele seguiu para São José dos Campos e embarcou novamente para o Rio de Janeiro.

Carolina Teodora Do G1 Vale do Paraíba e Região
FONTE: G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário