quinta-feira, 24 de julho de 2014

Festa do Bom Jesus traz shows a Tremembé a partir desta sexta (25)



Show de Paula Fernandes foi romântico, mas parado (Foto: Érico Andrade/G1)
Cantora de apresenta na Festa do Bom Jesus, em Tremembé.  (Foto: Érico Andrade/G1)
saiba mais

Festa acontece até 10 de agosto e deve atrair até 500 mil pessoas.
Evento terá atrações como Paula Fernandes e César Menotti e Fabiano.
A tradicional Festa do Bom Jesus, em Tremembé, começa nesta sexta-feira (25). Entre as atrações, estão os shows com a cantora sertaneja Paula Fernandes, da dupla César Menotti e Fabiano e Biquini Cavadão. Durante os 17 dias de evento, a expectativa da organização é que até 500 mil pessoas passem pela festa, que termina no dia 10 de agosto.
No espaço de 22 mil metros quadrados, 66 barracas de comidas típicas e doces serão montadas na Praça Geraldo Costa, região central da cidade. As barracas que vendem linguiça calabresa fazem parte da tradição da festa. Todos os espaços são administrados por moradores da região.
Segundo a organização do evento, a programação foi montada para agradar todo o público, com diferentes estilos musicais. "Criamos um ambiente familiar, com show infantis e espaços para as crianças", afirmou Marcela Pereira Tupinambá, secretária de Turismo, Cultura e Esporte. Nos finais de semana, um espaço com brinquedos, fraldário, oficinas e pintura será montado na praça do evento.

César Menotti e Fabiano (Foto: Divulgação)
César Menotti e Fabiano se apresentam no dia
5 de agosto. (Foto: Divulgação)

Programação
A abertura da festa ficará por conta da dupla Valdir Tamaré e Taguari, a partir das 19h. No mesmo dia, também se apresentam o cantor Henrique Toledo e grupo Pralana.

A tradicional queima de fogos acontece na quarta-feira (6) às 21h, dia do Bom Jesus de Tremembé, na Basílica da cidade.
O destaque da festa é o show da cantora Paula Fernandes, no dia 3 de agosto às 21h. A dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, outro destaque da programação, canta seus sucessos no dia 5 de agosto.
O evento ainda terá shows da banda Bicho de Pé, Art Popular, Inimigos da HP, Biquíni Cavadão e Planta e Raiz. Os horários das apresentações e a programação completa estão disponíveis no site da prefeitura.
Segundo a prefeitura, dos dias 25 a 30 de julho, a festa acontece até a meia-noite. Do dia 31 ao dia 10 de agosto, a programação segue até às 2h da manhã.

Tradição
A festa do Bom Jesus de Tremembé nasceu no século 17. Diziam os moradores da época que certo dia apareceu na pequena Vila de Tremembé um senhor peregrino que construiu uma cabana e se isolou dos demais moradores. Quando os vizinhos foram até a cabana encontraram uma imagem com características da arte barroca, do tamanho natural de um homem.

Uma capela foi erguida anos depois, mas foi em meados do século 18 que católicos começaram a se reunir ao redor da Basílica de Tremembé em busca de supostos milagres atribuídos a Bom Jesus de Tremembé. O fluxo de romeiros foi aumentando no decorrer dos anos e a demanda por alimentação também. Nascia aí toda a organização da festa em torno do padroeiro, com a estátua percorrendo a cidade no dia 6 de agosto.
A Prefeitura assumiu a festa em 1969, quando a festa ganhou status de evento oficial.
(*) Colaborou Ana Paula Cunha
FONTE.Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário