quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dezenove cidades do Vale têm reajuste de 21, 93% na conta de luz


Torres de transmissão de energia em São José dos Campos, SP (Foto: Carlos Santos/ G1)
Torres de transmissão de energia em São José
dos Campos, que terá reajuste na conta de luz.
(Foto: Carlos Santos/ G1)

Alta nos valores, segundo a Aneel, é devido a custos de transmissão.
Aumento vale para cidades que são atendidas pela EDP Bandeirante.


Dezenove cidades do Vale do Paraíba terão reajuste médio de 21,93% nas contas de luz a partir desta quinta-feira (23). As novas tarifas foram regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e valem para as cidades atendidas pela concessionária EDP Bandeirante na região.

Para as residências, consideradas como baixa tensão, a alta será de 20,60%. Os grandes consumidores, como as indústrias, por exemplo, terão reajuste de 23,78%. Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar.

O aumento de valores, segundo a Aneel, ocorre devido aos custos que a distribuidora teve com compra e transmissão de energia, além do pagamento de encargos do setor. Outros nove municípios do Alto Tietê terão os mesmos índices de reajuste.




As distribuidoras passam todos os anos por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo da apuração pela Aneel. Em 2014, a agência autorizou  reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas.

Os municípios atendidos pela EDP no Vale do Paraíba são: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.

Outras cidades
Outros 25 municípios do Vale do Paraíba e região bragantina tiveram aumento médio de 37,78% nas contas de luz no fim de agosto. As cidades que tiveram esse aumento são atendidas pela Elektro.

22/10/2014 11h57 - Atualizado em 22/10/2014 11h57
FONTE.Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário