sábado, 16 de maio de 2015

MACC oferece programação diferenciada na 13ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, lembrado em 18 de maio 
Entre os dias 18 e 24 de maio, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba participa da 13ª edição da Semana Nacional de Museus, período em que museus e instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), promovem uma programação especial em torno de um mesmo tema, que neste ano é “Museus para uma sociedade sustentável”.  A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, lembrado em 18 de maio. Atualmente, é o maior evento em âmbito mundial que comemora esta data, sendo responsável também pelo aumento de visitações nas instituições.
A programação do MACC tem entrada franca e contará com diversas atividades, como visitas monitoradas com aprendizes das Oficinas Culturais de Empapelamento da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, nas quais serão elaborados trabalhos com materiais reciclados; exposição “Projeto Origens – Fase II – Nativos”; passeio fotográfico “Memória”, que tem com objetivo registrar o patrimônio histórico e a transformação ocorrida no decorrer dos anos no cenário urbano, tendo como base fotos locais antigas; e sessões de filmes no projeto Cine Clube.
O MACC está localizado no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883.9980 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo a programação completa da 13ª Semana Nacional de Museus em Caraguá:
13ª Semana Nacional de MuseusDe 18 a 24 de maio MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
De 20/4 a 7/6 – Exposição “Projeto Origens – Fase II – Nativos” 
A segunda fase do projeto aborda a temática da cerâmica indígena. As etnias pesquisadas foram: Terena, Kadiweu, Xakriabá, Asurini, Karajá, Waurá e Kaingang, além das cerâmicas arqueológicas Marajoara, Tapajônica, Tupinambá e Tupiguarani. 
Na primeira fase, “Negros”, o grupo de artistas plásticos, intitulado Ubuntu, apresentou peças de cerâmica, batique e fotos que contextualizam a cultura africana, trazida para o Litoral Norte de São Paulo pelos escravos no período colonial.
Dias 19 e 21/5 – das 14h às 17h – Visita monitorada com aprendizes das Oficinas Culturais de Empapelamento da FundaccNa visita serão elaborados trabalhos com materiais reciclados, tendo como referência a visita ao MACC.
Dia 22/5 – sexta – às 20h – Projeto Cine Clube – Exibição do filme “A Qualquer Preço”Gênero: Drama. Duração: 115 min. Classificação: 14 anos.
Dia 23/5 – sábado – às 16h – Passeio fotográfico “Memória” 
O passeio será realizado no entorno do Museu, visando registrar o patrimônio histórico e a transformação ocorrida no decorrer dos anos no cenário urbano, tendo como base fotos locais antigas.
Dia 23/5 – sábado – às 20h – Projeto Cine Clube – Exibição do filme “Home”
Gênero: Documentário. Duração: 105 min. Classificação: Livre.
Dia 24/5 – domingo – às 20h – Projeto Cine Clube – Exibição do filme “Planeta Água”
Gênero: Documentário. Duração: 95 min. Classificação: Livre.
FONTE. FUNDACC
Acesse o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário